Benchmarking
Muitas vezes certas empresas apresentam dificuldades na definição dos procedimentos para obtenção e escolha dos indicadores que melhor refletem e traduzem o desempenho dos equipamentos, equipes e custos associados.
Passo 1 – Objetivos Estratégicos: melhorar e mudar os objetivos
Passo 2 – Área de desempenho chave: foco na mudança e melhorias
Passo 3 – Medidas de alto nível: dimensões, processos, negócios, funções, habilidades
Passo 4 – Detalhar os indicadores
Passo 5 – Visualização e comunicação: 5W1H
Passo 6 – Auditar os indicadores de desempenho Passo 7 – Operação do sistema de medição de desempenho28
Sendo assim, muitas organizações medem, avaliam e comparam o que está sendo praticado na empresa, em comparação com empresas líderes no mercado nacional e/ou internacional, visando determinar o quanto que pode ser melhorado dentro da organização.
Conforme Ribeiro (2003), benchmarking é um sistema de comparações entre processos semelhantes, buscando melhorias contínuas que permitam que determinada atividade tenha êxito quando comparada com outras equivalentes em empresas do mesmo setor. Bowersox e Closs (2001), o benchmarking é um aspecto essencial para uma avaliação abrangente de desempenho. Um número cada vez maior de empresas vem adotando o benchmarking como uma técnica para comparar suas operações com as operações dos concorrentes. Os fabricantes em particular estão usando o benchmarking em áreas estratégicas importantes como instrumento para melhorar as operações logísticas.
Conforme Davis et al. (2001) o benchmarking pode ir além dos limites tradicionais de uma indústria, fornecendo oportunidades para utilização de novas e inovadoras estratégias para melhorar o desempenho da empresa.
A Xerox, por exemplo, para atingir seu objetivo de entregar mais rapidamente o produto a seus clientes, estudou o modo como a L.L.Bean de Freeport, Maine, uma conhecida empresa de entregas, conseguiu aumentar a confiabilidade e a