BENCHMARKING
A necessidade de avaliar o desempenho das empresas de forma comparativa e sistemática, procurando identificar e atuar nos fatores de sucesso e de insucesso, fez com que se desenvolvesse uma nova ferramenta de gestão conhecida como benchmarking.
Inicialmente, é nos EUA que o benchmarking ganha expressão, individualidade e notoriedade, atribuindo-se à Rank Xerox Comporation o pioneirismo na introdução da prática de Benchmarking. Posteriormente, outras organizações destacaram-se ao aplicar com sucesso o Benchmarking, entre as quais destacamos: Ford Motor Company, Alcoa, Millken, AT&T, IBM, Johnson & Johnson, Kodak, Motorola e Texas Instruments, tornando-se quase obrigatório para qualquer organização que deseja melhorar os seus produtos, serviços, processos e resultados.
Do Benchmarking, podem beneficiar as empresas, independentemente da dimensão, dos seguintes sectores de atividade (comércio; indústria; prestação de serviços às empresas; construção; logística e transportes, ou seja, aplica-se a quase todas as empresas) ou entidades da envolvente empresarial, como ferramenta de apoio ao aconselhamento às empresas suas clientes.
3 O QUE É BENCHMARKING?
O Benchmarking surgiu da necessidade de informações e desejo de aprender depressa, como corrigir um problema empresarial. Processo por meio do qual uma empresa adota ou aperfeiçoa os melhores desempenhos de outras empresas em determinada atividade, é a busca das melhores práticas na indústria que conduzem ao desempenho superior. É visto como um processo positivo e pró – ativo por meio do qual uma empresa examina como outra realiza uma função especifica a fim de melhorar como realizar a mesma ou uma função semelhante, o processo de comparação do desempenho entre dois ou mais sistemas é chamadas de benchmark.
Benchmarking é simplesmente o método sistemático de procurar os melhores processos, as ideias inovadoras e os procedimentos de operação mais