Benchmarking
2. O que é benchmarking?
É uma ferramenta prática de melhoria para a realização de comparações da empresa com outras organizações que são reconhecidas pelas melhores práticas administrativas, para avaliar produtos, serviços e métodos de trabalho. Pode ser aplicado a qualquer nível da organização, em qualquer área funcional.
Uma pesquisa realizada nos EUA com 125 empresas pertencentes a diversos setores da economia mostrou que, aproximadamente 65% delas estão envolvidas em atividades de benchmarking. Além disso, 34% têm planos ou interesse de iniciar um programa desse tipo e apenas 1% não se mostrou interessada em benchmarking. Esses resultados são confirmados, também nos EUA, pela Fortune 1000, onde 65% dessas empresas utilizam o Benchmarking como estratégia competitiva.
2.1 Benchmarking é...
Um processo contínuo; Uma investigação que fornece informações valiosas ; Um processo de aprendizado com outros processos ; Um trabalho intensivo, consumidor de tempo, que requer disciplina; Uma ferramenta viável a qualquer organização e aplicável a qualquer processo.
2.2 Benchmarking não é...
Um evento isolado;
Uma investigação que fornece respostas simples e "receitas";
Cópia, imitação;
Rápido e fácil;
Mais um modismo da administração.
2.3 Seu propósito:
Busca aprimoramento procurando a