Benchmarking
O benchmarking é uma forma de otimização de métodos utilizados nos diferentes processos de negócios e funções empresariais, onde seu principal objetivo é avaliar e comparar empresas afins para apoiar uma o processo de melhoria.
1.1 BENCHMARKING COMPETITIVO
Fazer benchmarking é "comparar para crescer", diz Priscila Souza, coordenadora de instrumentos de gestão do Instituto Euvaldo Lodi de Santa Catarina (IEL/SC).
Comparam produtos, serviços, processos ou métodos entre empresas diretamente concorrentes. As grandes limitações e obstáculos a este tipo de abordagem residem na confidencialidade e na dificuldade em encontrar empresas do mesmo sector disponíveis para partilhar informação e expor as suas forças e/ou fraquezas. Normalmente incide sobre práticas que permitem sustentar vantagens competitivas e permite fixar objetivos ao nível estratégico.
Este tipo de benchmarking conduz, em grande parte dos casos, a melhorias incrementais e reformistas.
1.2 COMPARAÇÃO
A empresa “Pesquisada” foi empresa da área de telefonia móvel em que no atual momento esta em primeiro lugar do Market Share na região. Esta empresa representa um grupo multinacional italiano de telecomunicação que em 1998 se instalou no Brasil em que após 5 anos, a operadora TIM Celular se tornaria empresa do grupo, do qual logo se tornaria líder, por conta do potencial que logo mostraria no país. Com o sucesso de sua instalação passou a oferecer serviços como telefonia móvel e posteriormente com a compra da Intelig Comunicações incidiu a ser a empresa mais admirada pelos brasileiros segundo o “Top of mind” do instituto Data Folha.
A empresa “Beneficiaria” a Claro é uma operadora de telefonia móvel que atua em na America Latina . É controlada pela empresa mexicana América Móvil, um dos cinco maiores grupos de telefonia móvel do mundo, com mais de 172 milhões de clientes e atuação direta em 14 países, além do Brasil. Na Colômbia, a empresa opera sob o nome de Comcel; no México