Benchmarking
Como Surgiu? 4
O que é Benchmarking? 4
Existem pelo menos quatro tipos de Benchmarking: 5
Benchmarking Interno 5
Benchmarking Competitivo 6
Benchmarking Funcional 6
Benchmarking Genérico 6
Objetivos do Benchmarking 7
Benefícios do Benchmarking 8
Empresas que utilizam Benchmarking 10
Conclusão 11
Referência 12
Tabela 1: O que é Benchmarking? 5
Tabela 2: Benchmarking Utilizado e não utilizado (diferenças) 8
Introdução
A cada dia vemos a necessidade que o mundo empresarial tem de se sobressair no ramo dos negócios, seja por seus produtos, por seu atendimento, ou o que quer que seja o grande interesse de qualquer pessoa a frente de um negócio, é estar na frente do mercado e de seus concorrentes.
Nesse trabalho, conheceremos o modelo, de modo simples e de fácil compreensão a qualquer pessoa. Com exemplos e de forma clara, esperamos ao final deste, termos completa noção do modelo e de suas aplicações nas empresas.
Benchmarking
Como Surgiu?
O termo benchmarking tem origem na expressão inglesa benchmark, a qual se refere às cotas de nível, utilizadas nas medições topográficas.
O Benchmarking surgiu como uma necessidade de obter informações e aprender depressa uma forma de corrigir problemas empresariais. Os responsáveis pelo desenvolvimento do instrumento de análise comparativa entre empresas foram os pesquisadores Robert C. Camp, Robert J. Boxwell e Michael Splendorini.
Em 1979, a Xerox deu início a um processo denominado benchmarking competitivo em suas operações de manufatura, para examinar seus custos unitários de fabricação. Foram efetuadas comparações de determinados produtos. As capacidades e características operacionais de copiadoras concorrentes foram comparadas e seus componentes mecânicos foram desmontados para análise. Esses primeiros