Benchmarking sobre estudo de caso assolan
A história da Assolan começou em 1930, quando a família Pardelli já fabricava e comercializava sabão em pedra, passando a importar as primeiras esponjas de aço para o Brasil. Em 1956 começaram a produzir no Brasil após a aquisição da primeira máquina vinda da Itália. No ano seguinte a empresa familiar tinha como objetivo explorar o mercado de produtos de limpeza doméstica, tornando-se uma opção a mais para o consumidor e atendendo as necessidades do mercado.
Na época, a fábrica dispunha de apenas 13 funcionários que produziam diariamente uma média de 50 fardos de lã de aço. Após várias transformações do mercado e acompanhando as inovações do segmento de embalagens, as esponjas foram as primeiras a serem embaladas em saquinhos plásticos.
A história de sucesso da empresa começou a partir de 2002, quando a marca tornou-se conhecida do grande público. Nelson Mello, Júnior se lançou na conquista das donas-de-casa consumidoras de lãs de aço. Para isso, iniciou uma estratégia agressiva de marketing e também de aquisições. Comprou oito empresas regionais de lã de aço, para aumentar a produção. Em seguida, negociou a Fisbra, que fabricava panos tipo perfex. Com a evolução da marca Assolan, surgiu à necessidade de utilizar estratégias de comunicação nos pontos de venda. Com isso, investiram em campanhas na mídia para divulgação da marca Assolan.
A partir daí, a Assolan partiu para a briga no mercado com uma difícil missão: concorrer com a Bombril, líder absoluta na categoria. A empresa optou por traçar uma estratégia de marketing mais agressiva e entregou a missão para a agência de publicidade África.Com isso,foram surgindo os olhos do mascote,que representava em peças bem humoradas para ganhar a simpatia dos futuros consumidores,e a partir daí a marca começou a se expandir,a ponto de incomodar o seu maior rival, o Bombril.
Foram anos de intenso brilho, mais a Assolan sofreu uma queda em 2004, pois a Bombril voltou para a mídia com