Benchmark
Embora a palavra seja relativamente nova e os conceitos do que seja Benchmarking venham se ampliando gradativamente, pode-se afirmar que desde o início, da história do homem, ele vem observando a realização de idéias de seu semelhante, adaptando-as e aperfeiçoando-as de acordo com suas necessidades.
Então, gradativamente, ao longo da história e de acordo com suas necessidades o conceito do que seja Benchmarking vem se ampliando.
Assim, num primeiro momento considera-se o Benchmarking como um plano estratégico baseado em observação e realização de melhorias em outros setores.
O planejamento estratégico ganhou impulso na década de 1960 e atingiu seu ponto culminante na década de 1970.
Contudo, apenas no final dos anos 80 e início dos anos 90 o benchmarking passou a ser considerado como uma habilidade que deveria ser usada no dia-a-dia das empresas.
Ela se aplica a soluções de problemas, planejamentos, definições de metas, melhoria de processos, reengenharia de processos, definições de estratégias. Tem sido considerada uma das habilidades fundamentais da empresa.
Conceito
Benchmarking é um processo contínuo de comparação dos produtos, serviços e práticas empresariais entre os mais fortes concorrentes ou empresas reconhecidas como líderes. Para que essas práticas possam ser transferidas, e absorvidas, há necessidade de existência de similaridade entre algumas características dos aspectos envolvidos.
O benchmarking é útil também como um guia para que as pessoas possam mudar seus velhos pressupostos. Por isso, é importante levar em consideração o que as pessoas fazem, conhecendo também suas histórias de transição. O ambiente e o contesto que tornaram o comportamento possível e positivo devem ser considerados.
A competitividade mundial aumentou, acentuadamente nas últimas décadas, obrigando as empresas à um contínuo aprimoramento de seus processos, produtos e serviços, visando oferecer alta qualidade com baixo custo e assumir uma posição de