bem estar e qualidade de vida
- O bem-estar como medida de qualidade de vida.
1 - Conceitos de bem-estar e de qualidade de vida
O bem-estar pode ser definido como o estado ou a condição de uma sociedade. Abrange vários itens: A dieta alimentar, habitação, cuidados médicos, educação, emprego, condições de trabalho,etc...dos quais deriva a satisfação humana.
Pode distinguir-se bem-estar económico de bem-estar social : o primeiro refere-se geralmente ao que as pessoas podem obter em termos de bens e serviços, enquanto o segundo inclui tudo o que contribui para a qualidade na existência humana.
Para se avaliar a qualidade de vida, recorre-se normalmente a variados indicadores económicos e sociais, que para além dos já referidos, incluem a taxa de analfabetismo, os equipamentos domésticos, a taxa de mortalidade infantil, a esperança média de vida, as taxas de escolarização, a qualidade do ambiente, etc..
Contudo devem ser usados com cautela, tendo em conta que, referindo-se sempre a valores médios, ela encobre grandes desigualdades.
Deve também ter-se em conta que a qualidade de vida, é um conceito muito subjetivo: muda de indivíduo para indivíduo, ao longo da vida de um mesmo indivíduo e consoante o desenvolvimento de cada país ou seja, depende da maneira de estar na vida de cada um de nós, do que sente, dos seus hábitos, do que significa a realização pessoal e profissional, etc..
O que é considerado uma boa qualidade de vida para uma determinada população, pode não o ser para outra, dependendo das condições sociais, económicas, culturais e políticas das sociedades em que estas populações se inserem. Por exemplo, as populações em que a fome é um mal crónico, como acontece em muitos países africanos, seriam perfeitamente felizes se dispusessem de alimentos e água suficientes para a sua sobrevivência.
Mas o conceito de qualidade de vida, varia também ao longo dos tempos, pois as necessidades dos seres humanos evoluem à