Belo monte
A usina hidrelétrica de Belo Monte, é uma centra hidrelétrica que está sendo construída no Rio Xingu, no Estado do PARÁ, nas proximidades da cidade de ALTAMIRA.
A usina terá duas barragens e dois reservatórios. O primeiro não altera o leito do rio, só alarga suas margens, o que corresponde ao que é o Xingu hoje em período de cheia. O segundo reservatório vai alagar o que hoje é terra firme: pasto e floresta. Um canal ligará os dois reservatórios. Com isso, o curso natural do rio será desviado. Na área onde hoje o Xingu faz uma imensa curva, a chamada Volta Grande, terá a vazão reduzida.
Importância:
Uma das grandes vantagens da usina de Belo Monte, de acordo com o governo, é o preço competitivo da energia produzida lá. Além disso, a construção de Belo Monte deve gerar 18 mil empregos diretos e 23 mil indiretos e deve ajudar a suprir a demanda por energia do Brasil nos próximos anos, ao produzir eletricidade para suprir 26 milhões de pessoas com perfil de consumo elevado.
Vantagens e desvantagens: 1. Geração de expectativas quanto ao futuro da população local e da região; 2. Geração de expectativas na população indígena; 3. Aumento da população e da ocupação desordenada do solo; 4. Aumento da pressão sobre as terras e áreas indígenas; 5. Aumento das necessidades por mercadorias e serviços, da oferta de trabalho e maior movimentação da economia; 6. Perda de imóveis e benfeitorias com transferência da população na área rural e perda de atividades produtivas; 7. Perda de imóveis e benfeitorias com transferência da População na área urbana e perda de atividades produtivas; 8. Melhorias dos acessos; 9. Mudanças na paisagem, causadas pela instalação da infra-estrutura de apoio e das obras principais; 10. Perda de vegetação e de ambientes naturais com mudanças na fauna, causada pela instalação da infra-estrutura de apoio e obras principais; 11. Aumento do barulho e da poeira com incômodo da população e