Belo horizonte como cidade globalizada, copa de 2014
PROJETO P40 - Plano da Área de Saúde
Descrição: Desenvolver e implantar plano da área de saúde que garanta atendimento hospitalar na Copa 2014.
Responsáveis: SES, SMSA
Como o descrito acima, o projeto consiste em investir na melhoria dos postos de saúde, hospitais públicos e particulares para que possam atender tanto os turistas brasileiros quanto os estrangeiros que irão passar por Belo Horizonte durante o tempo da Copa do Mundo. Como Belo Horizonte foi escolhida como uma das cidades sede da Copa é fundamental que o governo se importe em prepará-la de forma global, incluindo as ações em saúde, para atender essa demanda tão grande. Portanto, até então estas medidas que deveriam estar sendo adotadas para a realização da Copa não tem sido divulgadas e na verdade, o governo nos passa a impressão de que este não é um ponto de sua maior preocupação.
A percepção que temos ao observar os debates que envolvem tanto a cidade de Belo Horizonte, quanto as outras cidades-sedes da Copa do Mundo, tratam mais de questões referentes a infraestrutura, estádios, transporte e turismo. As medidas que serão adotadas na área da saúde para atender ao evento são raramente abordadas e quando são o assunto é tratado de forma superficial.
A saúde é parte do bem-estar social e, no entanto o setor da saúde tanto no Brasil quanto em Belo Horizonte tem demonstrado grandes falhas, com vários postos sendo fechados por falta de corpo médico ou condições financeiras para serem mantidos. Os projetos que são mais importantes, como este da saúde em Belo Horizonte, estão sendo colocados em segundo plano. Considerando que este tipo de projeto deveria estar em foco não só pela Copa do Mundo, mas sim pelo bem estar da população de Belo Horizonte no geral, o governo deveria sim estar investindo pesado nesse projeto. A saúde aqui deveria ser vista como qualidade de vida, um direito de todos nós. Além disso, é necessário