beleza a expêriencia do prazer
- ÉTICA E MORAL O Problema da ação e dos valores
O ser humano age no mundo de acordo com valores, esto é, a partir daquilo que tem maior importância ou é prioridade para ele segundo certos códigos morais. Isso significa que as coisas e as ações que um indivíduo realiza podem ser hierarquizadas conforme as noções de bem e de justo compartilhadas por um grupo de pessoas, em um determinado momento. Distinção entre Moral e Ética
O que é Moral?
Vem do latim mos, mor-, " costumes", e refere-se ao conjunto de normas que orientam o comportamento humano tendo como base os valores próprios e uma dada comunidade ou cultura.
O que é Ética?
A palavra Ética, por sua vez, vem do grego ethikos, "modo de ser", "comportamento". Portanto, etimologicamente os dois termos querem dizer quase a mesma coisa. Como filosofia prática, isto é, disciplina teórica com preocupações práticas, a ética orienta-se também pelo desejo de unir o saber ao fazer, ou seja, buscar aplicar o conhecimento sobre o ser para contruir aquilo que dever se. E, para isso, é indispensável boa parcela de conhecimento téorico.
Moral e Direito
Normas Morais e Normas Jurídicas são estabelecidas pelos membros da sociedade, e ambas destinam-se a regulamentar as relações nesse grupo de pessoas. Há vários aspectos comuns entre normas morais e jurídicas: imperativos; buscam uma convivência melhor; orientam-se pelos valores culturais próprios; têm um caráter histórico.
Há diferenças fundamentais entre a moral e o direito: as normas morais são cumpridas através da convicçao pessoal, as normas jurídicas são cimpridas sob pena de punição do Estado em caso de desobediência; a moral não se traduz em um código formal, enquanto o direito sim; o direito mantém relação estreita com o Estado, enquanto a moral não apresenta essa vinculação.
Há maior diferença de todas essas é a coercibilidade da norma jurídica, que conta com a força e repressão potencial do estado. A norma moral, por sua