Beleza ao longo do tempo
O Tempo dita os padrões
´As feias que me perdoem, mas beleza é fundamental´, escreveu o poetinha Vinicius de Moraes que em parceria com Tom Jobim, ressaltou a beleza de uma moça que ´quando passa o mundo inteirinho se enche de graça´, ao compor ´Garota de Ipanema´, estrondoso sucesso mundial. Os versos da canção exaltavam a beleza de uma adolescente que todos os dias, a caminho da praia, passava diante do bar que os dois bebericavam. ´É a coisa mais linda que já vi passar...´ Assim, Vinicius e Tom exaltavam a importância da beleza não apenas diante dos olhos de poetas e compositores, mas de uma forma bem mais complexa para toda uma sociedade. ´Quando ela passa o mundo inteirinho se enche de graça...´.
Hoje, talvez uma moça como a Garota de Ipanema não fosse musa de jovens compositores. Os padrões de beleza mudam de acordo com as épocas. Os tipos ´violão´, de cintura fina, quadris com polegadas a mais como Marta Rocha, sucesso nos anos 50 e 60, em contraste com as magrelas de pernas de galgo que desfilam pelas passarelas atuais, sequer teriam chance de participar de algum concurso.
Em qualquer faixa etária e de maneira variada, no decorrer dos tempos a beleza continua fundamental. Estar dentro dos padrões de beleza