Behavorismo
O behaviorismo de Skinner dedica-se ao estudo das respostas. Ele se preocupava em descrever e não em explicar o comportamento. Apenas o comportamento observável era tratado em sua pesquisa, e estabelecer as relações funcionais entre as condições de estímulo controladas pelo pesquisador e as respostas subsequentes do organismo era uma tarefa da investigação científica, acreditava Skinner. Skinner tinha preocupação em especular sobre o que acontecia dentro do organismo. Seu programa não apresentava hipóteses sobre as entidades internas, fossem as variáveis intervenientes, os impulsos ou os processos fisiológicos.
Frase de Skinner: Poderíamos solucionar muitos dos problemas de delinquência e criminalidade, se pudéssemos mudar o meio em que foram criados os transgressores. (Frases de Skinner)
O individuo
E uma tabua rasa ou um papel em branco.
Sã produtos da força em que vive
Comportamento Operante
O comportamento Operante opera sobre o mundo , caracteriza com a maioria de nossas interações com o ambiente.
O comportamento Operante pode ser representado da seguinte maneira R (respostas) S (Stimullus - estimulo).
Reforço
E todo estímulos vindo dos ambiente externos que aumenta as chances do comportamento continuar a se repetir. Pode ser aplicado Positivo ou Negativo.
Positivo: São estímulos agradáveis que depois de aplicado um certo comportamento aumenta e continuar acontecendo.
EX: Quando o rato é colocado na caixa de Skinner ele tem que apertar o pedal pra sair agua assim o mesmo quando estiver com sede ela vai direto apertar o pedal.
Negativo: è a retirada de um estimulo indesejável com a finalidade de aumentar a repetição de um comportamento desejável.
EX: o rato puxa a alavanca para parar de