Behavorismo
FICHAMENTO
Aluno: Mateus de Carvalho Oliveira
Disciplina: Psicologia
Professora:
1. Título e Referência:
O Behaviorismo – (pp. 57 -69) – Terceiro capitulo.
Bock, Ana Mercês Bahia; Furtado, Odair; Teixeira, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias, Uma introdução ao estudo de Psicologia. 13ª edição reformulada e ampliada, 1999. Editora Saraiva. São Paulo. p. 57-69
2. Principais aspectos do Texto:
a) Resumo:
Neste capitulo os autores falam sobre o Behaviorismo, a palavra behaviorismo vem do inglês behavior que significa comportamento, o que denomina o termo usado por John. B. Watson em seu estudo sobre o comportamento, em seu artigo publicado em 1913.
Watson toma como objeto de seu estudo na psicologia, o comportamento. Dando a psicologia nessa época um status de ciência, pois seu objeto de estudo é observável, mensurável, pois seus experimentos poderiam assim ser reproduzidos em outros sujeitos em diferentes condições.
Watson defendia uma perspectiva funcionalista para a psicologia. Ele acreditava e defendia que o comportamento responde aos estímulos do ambiente que o organismo se encontra, ou seja, os estímulos do meio fazem o comportamento do organismos em tal.
Segundo os autores, Watson buscava a construção de uma psicologia sem alma, sem mente, livre de conceitos mentalistas e de métodos subjetivos.
O estudo do comportamento como objeto da psicologia sofreu mudanças, passou a ser visto não como ação isolada do sujeito, mas como uma interação dele com o meio em que vive. O Behaviorismo dedica-se ao estudo das interações entre o indivíduo e o ambiente, entre as ações do indivíduo (suas respostas) e o ambiente (as estimulações).
Duas razões podem ser apontadas nesse estudo do comportamento como estimulo e respota:
A razão metodológica, os analistas do comportamento tomaram como modo preferencial de investigação um método experimental e analítico.
A razão histórica; os termos escolhidos e