Behaviorismo
TEORIAS PSICOLÓGICAS VI
PROF.: LUCAS BLOC
ALUNOS : Felipe de Lima e Ticiana Sales 1) Os possíveis diálogos e a origem da psicologia humanista sob influência da fenomenologia apontam para uma relação que pode ser bastante frutífera. Amatuzzi (TEXTO 1) se refere a uma atitude humanista presente na fenomenologia. O que isto significa e de que forma você reconhece tal possibilidade na fenomenologia?
2) Discuta os principais aspectos do método fenomenológico proposto por Husserl.
Husserl afirma que a ciência dos fenômenos psíquicos que tinha pretensão de ser a psicologia contemporânea deveria se afirmar na descrição e determinação dos fenômenos como um trabalho metódico e conceitos rigorosos. Husserl rejeita o naturalismo das ciências naturais e da psicologia por não especificarem seu objetivo.
3) Quais as principais contribuições da fenomenologia para a psicologia?
As grandes contribuições da fenomenologia para a psicologia podem ser vistas na ênfase da experiência consciente, na crença na integralidade entre natureza e a conduta do ser humano, no livre-arbítrio, espontaneidade e poder de criação do indivíduo, e no estudo de tudo que tenha relevância para a condição humana. Somente mediante a perspectiva da totalidade, que a consciência é entendida. Esta, por sua vez, deve ser submetida à temporalidade, impedindo-a de ficar estática e desmistificando a existência de uma realidade pura. Seu valor reside na relação que estabelece entre as realidades. Experienciar o tempo presente como uma totalidade que sinaliza a integração eu-mundo é fundamental para a libertação das exigências compulsivas do passado e futuro. A aplicação prática dos conceitos da fenomenologia existencial revelará a direção na formulação de uma nova percepção e na solução de problemas por meio de uma mudança consistente. A lógica da mudança passa por passos - partes, totalidade, consciência, intencionalidade e ação - que devem ser trabalhados na terapia.