Behaviorismo
O estudo do comportamento
O termo behaviorismo foi inaugurado pelo americano John B. Watson. O termo inglês BEHAVIOR significa comportamento, daí se denominar esta tendência teórica de Behaviorismo, ou seja, o estudo do comportamento.
O Behaviorismo dedicou-se ao estudo de comportamento, na relação que este contém com o meio ambiente onde ocorre e os psicólogos chegaram aos conceitos de estímulo e resposta (S-R).
Um deles é o reforço positivo é aquele que, quando apresentado, atua pra fortalecer o comportamento que o precede. Já o reforço negativo é aquele que fortalece a resposta que o remove.
Há um caso que ocorreu em 1990 em ma fazenda na Ucrânia uma menina de oito anos chamada Oxana Malaia. Um documentário feito pela TV russa conta que os pais de Oxana, alcoólatras, resolveram colocar a menina para viver no canil da fazenda. Ela era tratada como um cachorro e todos os dias ela dormia na casinha dos cães,pulava, latia, comia carne crua e restos de rações. E assim ficou por cinco anos. Depois da denuncia de um vizinho ela foi levada para um hospital psiquiátrico. Anos depois ela aparece novamente para o mundo já com dezoito anos e os resultados do tratamento são visíveis: ela aprendeu a falar, comer com outras pessoas a mesa. Porem quando perguntada pelo repórter o que mais a deixa feliz ela responde que é correr, latir e uivar. E ele pergunta: Por quê? E ela diz: Porque faz parte da minha natureza. Neste caso de Oxana Malaia podemos supor que um dos vários métodos utilizados n tratamento foi um dos conceitos do Behaviorismo: reforços positivos e negativos. E vimos que ela conseguiu progresso no tratamento. Entretanto, quando ela foi perguntada do que ela mais gosta de fazer ela responde que é latir, correr e uivar. Portanto será que a teoria do Behaviorismo não funciona com todos ou apenas parcialmente?
Por mais que fazemos testes, tratamentos e vários conceitos e teorias, nós sabemos que claro haverá uma mudança, entretanto esta mudança