Behaviorismo
Behaviorismo
Nessa unidade, vamos tratar do tema “Behaviorismo”. O Behaviorismo, que tem como seu principal teórico Skinner, é uma das abordagens da Psicologia. Os conceitos do Behaviorismo são muito utilizados em nosso cotidiano, quer nas relações sociais, nas organizações ou na educação.
Atenção
Para um bom aproveitamento do curso, leia o material teórico atentamente antes de realizar as atividades. É importante também respeitar os prazos estabelecidos no cronograma.
Contextualização
Vamos estudar nessa unidade o Behaviorismo. Mesmo sem perceber, a todo instante utilizamos conceitos dessa teoria. Utilizamos os conceitos do Behaviorismo quando queremos fugir de uma situação desagradável, procurando evitar uma possível punição:
Fonte: http://www.monica.com.br/comics/tirinhas/tira61.htm
Usamos também quando buscamos receber elogios (ou reforços positivos):
Fonte: httpwww.monica.com.brcomicstirinhastira188.htm
Ou quando tentamos agradar alguém, procurando manter um padrão de comportamento:
Fonte: http://www.monica.com.br/cookpage/cookpage.cgi?!pag=comics/tirinhas/tira291
Enfim, o Behaviorismo está presente em todas as situações do nosso cotidiano. Vamos agora, estudar sobre o que trata essa teoria.
Material Teórico
O termo Behaviorismo foi inaugurado por John Broadus Watson (1878-1958) em seu artigo intitulado “Psicologia: como os behavioristas a veem”. Behavior é termo do idioma inglês, que traduzido para a Língua Portuguesa significa comportamento. Assim sendo, no Brasil, outras denominações do Behaviorismo são: Comportamentalismo, Teoria Comportamental, Análise Experimental do Comportamento, Análise do Comportamento e Psicologia Experimental: embora o termo Behaviorismo seja o mais utilizado (BOCK, FURTADO e TEIXEIRA, 2005). Ao tratar de Behaviorismo, dois pensadores merecem destaque: Watson e Skinner. O