BEHAVIORISMO

777 palavras 4 páginas
BEHAVIORISMO
O Estudo do Comportamento
John B. Watson foi o americano que fundou o Behaviorismo , em um artigo de 1913, com o título “Psicologia: como os behavioristas a veem”. O termo inglês Behavior significa comportamento Watson tratou o comportamento como sendo objeto da Psicologia.
Para Watson o comportamento é observável, mensurável, que podia ser reproduzido em diferentes condições e diferentes sujeitos.
O Behaviorismo dedicou-se ao estudo do comportamento, na relação que este mantem com o meio ambiente onde ocorre; somente quando se começa a relacionar os aspectos do comportamento com os do meio é que há a possibilidade de existir uma psicologia científica. Neste momento a psicologia alcançou o status de ciência e desligou-se da filosofia. A partir daí surgem os conceitos de estímulo e resposta (teoria S-R), que são o ponto de partida para a ciência do comportamento Análise experimental do comportamento
Skinner, foi o psicólogo americano responsável pelo avanço da análise experimental do comportamento. A base da corrente Skinneriana está na formulação do condicionamento operante.
CONDICIONAMENTO RESPONDENTE
·

O estímulo elicia ou provoca a resposta . Ex: cortar cebolas é o estímulo, as lágrimas que saem dos nossos olhos ao cortar a cebola é a resposta ao estímulo.
A resposta tambem pode ser provocada por outros estímulos, que nada tem a ver com o

comportamento, ou seja, um estímulo que a princípio era neutro passa a adquirir a função de provocar uma determinada resposta.
CONDICIONAMENTO OPERANTE
·

Comportamento voluntário e abrange uma quantidade muito maior da atividade humana, dentre elas: o balbuciar do bebê , estudar , chamar um taxi com um gesto com a mão, etc.

·

Segundo Keller, o comportamento operante inclui todos os movimentos de um organismo dos quais se possa dizer que, em algum momento , tem um efeito sobre ou fazem algo ao mundo em redor. ·

Forma de aprendizagem que leva em consideração a consequência do comportamento

·

Se reforçado, o

Relacionados