Behaviorismo
PSICOLOGIA
São Caetano do Sul
2013
PSICOLOGIA
Fichamento de leitura apresentado à profª. Mariana como atividade complementar à disciplina de Didática — 3º. Semestre, Noturno, do Curso de Administração da União Nacional das Instituições de Ensino Superior Privados
São Caetano do Sul
Março de 2013
Capitulo I
ESTRUTURALISMO
Introdução
Titchener criou novo método na psicologia: O estruturalismo no qual afirmava ser o mesmo sistema que Wundt, mostrava o qual ele dizia ser um leal seguidor, um discípulo obediente quando na verdade as duas psicologias eram muito diferentes. O estruturalismo defende o estudo dos elementos, a natureza a partir das experiências vividas por cada indivíduo.
Para Wundt, a mente tem o poder de sintetizar espontaneamente elementos, ou seja, agrupar as partes em separado que compõem um todo e para Titchener, se centrava nos elementos que compõe a estrutura da consciência, pode-se até concluir que o estruturalismo só era próprio para sua abordagem que inclusive com nítida autoridade se opunha na seleção dos temas de pesquisa dos orientados, atribuindo-lhes as questões de seu maior interesse e foi dessa forma que criou o sistema do estruturalismo, e que mais tarde alegara ser a "única psicologia científica digna do nome". Assim, o estruturalismo foi estabelecido por Titchener, como a primeira escola de pensamento no campo da Psicologia.
Em 1904 criara um grupo de psicólogos “os experimentalistas de Titchener” proibido para mulheres porque queriam conversar livremente sobre qualquer tema e fumarem a vontade.
O objeto principal de estudo de Titchener, era a Experiência Consciente, as vividas sensações dores, alegria, cores, angustia, o saborear de uma refeição, entre outras. Os erros de Estímulos que origina um conflito entre o objeto que está sendo observado, e o processo da mente do indivíduo que está envolvido.
1.1