Behaviorismo
O mais importante é sem duvida Herbert Simon, seus dois livros mais importantes são, comportamento administrativo e teoria das organizações. Publicou ainda outros livros, entre os quais os mais divulgados são administração publica e a capacidade de decisão e liderança.
O comportamento administrativo foi apresentado ao publico por outro grande teórico, Chester Barnard.
Sua principal obra é The Funchon of the executive, outro livro interessante é Organization and management.
Em sua obra Barnard destaca o tratamento na tomada de decisões como centro da administrada e sua colocação teórica ampla e inovadora do conceito de autoridades.
Além deles existem outros autores com destaque, entre eles, Smithburg, Thompson, Chester Barnard.Ellioot Jaques,Chris Argyris, que tratam de problemas diretamente ligados a eficiência explorando áreas como a motivação, a tensão, o conflito eas necessidades individuais e organizacionais.
Rensis Likert desmistificou um dos princípios mais sagrados da escola de administração cientifica. Seu estudo apresentou informações importantes sobre como supervisores poderiam obter sucesso com seus colaboradores sem que os obrigassem a dedicar-se a horas excessivas de trabalho.
Extremamente importante para o desenvolvimento do Beharvorismo é formulação da teoria Y de Mac Gegor. Segundo ele a ação administrativa esteve por muito tempo fundamentado nos pressupostos do que ele chamou de teoria X, que é resumida na afirmação de que o ser humano é avesso ao trabalho e o evitará sempre que puder e por consequente a administração precisara incrementar a produtividade e os esquemas de incentivo e denunciar a restrição voluntária. A essa teoria ele contrapõe a teoria Y, suas linhas são:
Administração é responsável pela organização dos elementos produtivos da empresa.
As pessoas não são passivas ou resistentes a necessidades da organização.
A motivação, o potencial de desenvolvimento e a capacidade de assumir