behaviorismo
Esse termo foi inaugurado pelo americano John C. Watson. Em um artigo publicado em 1913 que tinha o título “Psicologia como os behavioristas a veem”.
Despois um dos mais importantes behavioristas que sucedem Watson é B.F. Skinner. O Behaviorismo dedica-se ao estudo das interações entre o indivíduo e o ambiente, entre as ações do indivíduo e o ambiente.
Os psicólogos do Behaviorismos chegaram aos termos respostas e estímulos para se referirem faz e as variáveis ambientas que interagem com o sujeito, há duas razões para explicar isso a metodológica e a histórica.
Razão metodológica: é um método experimental e analítico que os analistas experimentais do comportamento tomaram como modo preferencial
Razão histórica: são termos escolhidos e popularizados que foram mantidos por estudiosos do comportamento.
O Behaviorismo radical termo criado por próprio Skinner, para designar uma filosofia da ciência do comportamento por meio da análise experimental do comportamento. A base da corrente skinneriana está na formação do comportamento operante que é um comportamento que opera sobre o mundo por assim dizer quer direta quer indiretamente.um comportamento que se aprende através da necessidades.
Há também o comportamento respondente, que é o comportamento não voluntario que ocorre sem que fizemos esforço, são respostas que nosso organismo dá ao ambiente que estamos, um bom exemplo e a cebola que sempre faz nos chorar quando cortamos.
A área que o behaviorismo tem se aplicado e o da educação, há também outras áreas como em treinamentos de empresas, clinicas psicológicas o trabalho educativo de crianças excepcionais.