Behaiviorismo
O trabalho tem como objetivo abranger o estudo sobre a introdução aos princípios básicos do comportamento e os principais conceitos envolvidos a partir da perspectiva da - Psicologia Comportamental baseado no livro " A análise do comportamento" do autores J. G. Holland e B. F. Skinner.
A finalidade é de compreender o comportamento para poder prevê-lo e até modifica-lo quando necessário.
Contudo relata a autora que "estudiosos do comportamento foram chamados de comportamentalista ou behaviorista, Behavior em inglês é a palavra correspondente a comportamento. A vida mental das (pessoas seus interesses, decisões, etc.) se manifesta por seus atos, gestos palavras, expressões fisionômicas, realizações, atitudes,etc. Essas manifestações exteriores da vida mental é que devem ser observadas pelo psicólogo. Esse método de estado é chamado de extrospecção" ( Barros, 1991).
Segundo Barros (1991) o behaiviorismo teoria da aprendizagem que enfatiza o papel previsível do ambiente como pausa do comportamento observável. Sustentam que os seres humanos em todas as idades, aprendem sobre o mundo do mesmo modo que os outros organismos.
A pesquisa se concentra na aprendizagem associativa, quando uma lição mental é formada por dois estímulos ou eventos sensoriais.
A psicologia experimental é a especialização mais antiga da psicologia, tendo se iniciado em estudo experimental dos processos sensoriais. Estas pesquisas são realizadas em laboratórios, onde se busca o controle de maior numero de variáveis e o uso de medidas precisas.
(Magali de Souza Guedes)
Principais vertentes do pensamento Behaviorista
Jonh Broadus Watson (1878-1936) é considerado o pai da psicologia cientifica, ao demarcar-se de forma radical de toda psicologia tradicional, que obtinha por objeto de estudo a consciência, o método usado era a (introspecção); mas é bom deixar expresso que antes dele outros dois, deram muito de si a essa abordagem, o americano Edward Lee Thorndike (1874-1949) e o