Beer jonhston
1.1. Introdução
Em que se constitui a falha de uma estrutura? Como um engenheiro, você deve considerar diversos modos de falha possíveis quando estiver projetando uma estrutura. • • • Tensões baixas Evitar o escoamento
Controle de deformações, deflexões. Ciclos de carregamentos repetidos Falha por fadiga
Para evitar os tipos de falha acima, critérios de projeto baseados na resistência (Tensão) e regidez (deflexão) devem ser levados em consideração. Neste capítulo será considerado outro modo importante de falha, a Flambagem. Um exemplo típico do fenômeno de flambagem pode ser observado ao se aplicar uma carga axial a uma régua. Outro exemplo clássico considera uma treliça com duas barras, sendo uma submetida a compressão e outra a tração.
Pesos são adicionados até que seja atingida uma carga, Pcrítico, no elemento sob compressão, e o elemento subitamente deflete lateralmente sob a carga compressiva axial. Anteriormente, na análise de deformações axiais, considerava-se que, mesmo sob carregamento compressivo, o elemento que sofria deformação axial permanecia reto e que a única deformação era a redução ou o aumento do comprimento do elemento.
1
Porém, em algum valor da carga axial de compressão, a régua ou a barra comprimida da treliça, não permanece mais reta, ou seja, deflete lateralmente de modo súbito, fletindo como uma viga. Esta deflexão lateral devida à compressão axial é denominada Flambagem. Falhas por flambagem são freqüentemente súbitas e catastróficas, o que faz com que seja ainda mais importante preveni-la.
1.2. Estabilidade das Estruturas
Todo e qualquer problema da engenharia sempre envolve equilíbrio. Neste instante, torna-se necessário definir o tópico relativo a equilíbrio e considerar a estabilidade do equilíbrio. Este conceito pode ser demonstrado muito facilmente, considerando-se o equilíbrio de uma bola sobre três superfícies diferentes.
Nas três situações, a bola está em equilíbrio,