Bee movie
O filme Bee Movie conta a vida das abelhas em uma colméia automatizada, completamente organizada, onde tudo funciona em torno da produção do mel.
Na colméia existe a Indústrias Melcon, uma fábrica que é responsável pela produção do mel, onde tem muita tecnologia e bons equipamentos, uma linha de produção com eficiência que traz resultados eficazes, uma parte onde eles testam equipamentos para segurança dos funcionários e uma máquina que evita desperdícios.
Quando Barry que é o personagem principal termina a faculdade, vai à fábrica para escolher uma profissão, como fazem todas as abelhas. Chegando lá descobre que irá trabalhar na mesma função durante toda a vida e fica inconformado, ao contrário de seu amigo, então vê os “ases do pólen”, que são abelhas que buscam néctar, podendo assim sair da colméia e conhecer um mundo além do que ele está acostumado, decide então que é isso que quer fazer. Os “ases do pólen” exercem um cargo que exige abelhas fortes, devido a importância no processo de polinização e na coleta do néctar, tarefa que requer treinamento mais específico, ou seja, teoricamente não é qualquer abelha que pode fazer parte. É basicamente uma equipe que sai em busca da matéria-prima, que no sistema da fabricação do mel seria o input. Antes de sair eles recebem informações sobre os imprevistos que podem acontecer, planejam o local a ser explorado e se comunicam constantemente para alcançar o objetivo. Máquinas e funcionários ficam prontos esperando o néctar chegar, para então passar para o throughput que é onde o néctar é processado para chegar ao output, ou seja, mel.
Quando as abelhas começam a trabalhar é possível perceber que não existe um critério lógico de escolha, pois são os operários que determinam sua função, e quando não há vaga eles ficam com a função disponível no momento, como acontece com várias empresas.
Uma das regras das abelhas é não falar com humanos, e quando Barry sai com os “ases do