Bechmarking
O conceito da palavra vem a partir da palavra japonesa dantotsu, que significa o caminho para o “o melhor do melhor “, tendo como base um processo de alto aprimoramento que consiste em procurar, encontrar e melhorar os pontos fortes dos concorrentes. A partir da aplicação desse conceito na gestão estratégica de diversas empresas como: Xerox, Ford e a IBM, foram identificados resultados impressionantes, hoje todo esse conceito é conhecido como Benchmarking.
Na síntese, o Benchmarking, é um processo de pesquisa que permite aos administradores realizar comparações de processos e práticas empresarias entre as empresas líderes de mercado, afim de identificar oportunidades de elevar o nível de excelência obtendo vantagens competitivas.
Podemos resumir o conceito de Benchmarking, a partir do quadro abaixo:
Benchmarking é ...
Benchmarking não é ...
Um processo contínuo;
Um evento isolado;
Uma investigação que fornece informações valiosas;
Uma investigação que fornece respostas simples e “receitas”;
Um processo de aprendizado com outros;
Cópia, imitação;
Um trabalho intensivo, consumidor de tempo, que requer disciplina;
Rápido e fácil;
Uma ferramenta viável a qualquer organização e aplicável a qualquer processo;
Mais um modismo da administração; (Sorio, 2010)
APLICAÇÃO
Como foi citado acima, o Benchmarking é um processo contínuo de comparação dos produtos, serviços e práticas empresarias entre os mais fortes concorrentes ou empresas reconhecidas como líderes.
A técnica de Benchmarking visa portanto, o desenvolvimento de estudos que comparem o desempenho com a concorrência e com referenciais de excelência, objetivando o atingimento de uma posição de liderança em qualidade. Estes estudos, organizados em projetos, devem identificar serviços e processos de alto nível de qualidade em outras empresas, ou setores da própria empresa, avaliar como tais resultados são obtidos, e incorporar o conhecimento, quando aplicável à seus processos e