Bebê Abayomi
O nome é comum na África, principalmente na África do sul, embora também seja encontrado com frequência até o norte da África, e mais raramente, no Brasil.
No Brasil, além de nome próprio, designa bonecas de pano artesanais, muito simples, a partir de sobras de pano reaproveitadas, feitas apenas com nós, sem o uso de cola ou costura e com mínimo uso de ferramentas, de tamanho variando de 2 cm a 1,50 m, sempre negras, representando personagens, de circo, da mitologia, orixás, figuras do cotidiano, contos de fada e manifestações folclóricas e culturais”.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Abayomi
Para trabalharmos sobre a África com a Educação Infantil, o colégio Ágora resolveu proporcionar um encontro entre os pais e seus filhos com uma oficina no Museu Janete Costa de Arte Popular com o objetivo, além de trabalharmos sobre o tema em questão que é a África, fazermos uma interação entre os pais, as crianças e os professores.
A proposta era os pais ajudarem as crianças a fazerem um Bebê Abayomi, que como diz na Wikipedia, é um bebê feito com pedaços de panos, porém, sem usarmos cola e costura.
As crianças se divertiram muito! Adoraram ver os bonecos prontos já que estavam expostos e gostaram mais ainda de poderem fazer o seu próprio boneco que foi esse bebezinho.
Os pais adoraram e interagiram super bem com seus filhos e as outras crianças. A Denise, que é quem faz esse trabalho, ficou super emocionada pois era a primeira vez em que ela estava fazendo esse tipo de trabalho com a educação infantil e ficou muito surpresa em ver como as crianças aguentaram bem e ficaram concentradas enquanto faziam seus bebês.
Foi uma manhã linda e muito