BEBIDAS ALCOOLICAS E NÃO ALCOOLICAS
E Não-Alcoólicas
João Pessoa
3 de Julho 2009
Bebidas Não-alcoólicas
Definição: São as soluções aquosas de suco, extratos ou essências de plantas ou de suas partes. Dificilmente são de outra origem, exceção aos produtos derivados de lácteos que possui substâncias aromáticas.
Composição:
Esses produtos são obrigados a cumprir a regulamentação vigente para seus componentes. Estes são os componentes regulamentados:
1. Açucares: É permitido a utilização de adoçantes calóricos, sendo os não-calóricos específicos para regimes especiais. É comum o uso de misturas de sacarose e glicose.
2. Ácidos: Os ácidos cítrico, tartárico, glicônico, fumárico, lático, fosfórico ou suas misturas. Sendo este último usado freqüentemente em bebidas com base de noz de cola.
3. Gases: è permitido o uso de CO2 a uma pressão maior ou igual a 1,5 ATM.
4. Agentes estabilizantes.
5. Substâncias conservantes: Ácido benzóico e sórbico
6. Neutralizantes da acidez: Nas bebidas cítricas pode-se uniformizar a acidez com adição de hidróxido de sódio ou potássio.
7. Corantes.
Sucos Vegetais
Definição
Produto homogeneizado ou não, obtido da primeira espremedura a frio ou quente, exclusivamente de frutas e hortaliças frescos, são, limpos, maduros.
Nos casos dos sucos que são feitos de homogeneizado de frutas desintegradas, é permitido a presença de conservantes como ácido benzóico, o sórbico e é permitida a sulfitação. Também podem ser utilizados açucares e estabilizantes que devem ser declarados nos rótulos e dependendo do produto, também pode ser utilizado como conservante o ácido fórmico, mas este não se encontra na lista regulamentada de aditivos químicos. Se foi utilizado algum processo tecnológico, este deve ser declarado no rótulo.
Os sucos e os sumos podem ser vendidos concentrados, desidratados, congelados, liofilizados, com ou sem adição de açúcar.
Tipos de bebidas não alcoólicas pesquisadas:
1. Refrigerante de