beatriz
(Entradas e Bandeiras)
Bandeiras
Expedições cujo objetivo era procurar riquezas no interior da colônia e apresamento de nativos
Entradas
Foram expedições oficiais organizadas pelas autoridades, nos séculos XVI e XVII, que partiam do litoral com o objetivo de explorar o interior, apresar indígenas destinados à escravidão e procurar minas.
Apresamento de índios
O povoador não dispunha de recursos para a aquisição de escravos negros.
O trabalho indígena assegurava os meios de subsistência de acordo com o regime econômico da época. (policultura de subsistência baseada no trabalho forçado do índio capturado no sertão)
Impedida pelas condições geográficas de concorrer com a região açucareira a capitania de São Vicente ficou relegada a um plano econômico inferior
Os caminhos do ouro
O ouro foi inicialmente encontrado no leito dos rios e riachos; ficava em depósitos chamados faisqueiras. Era o ouro de aluvião, encontrado em depósitos de cascalho, areia e argila que se formavam junto as margens ou na foz dos rios.
A fiscalização real
A metrópole tratou de controlar e regulamentar a atividade mineradora, seja na distribuição das datas ou lotes, seja na distribuição de tributos.
Entre as suas disposições estava a criação da Intendência das Minas, um governo especial para zonas auríferas, diretamente vinculado a Lisboa.
A fiscalização real
1733 – 1748 – Auge da produção aurífera
Meados do século XVIII – Declínio
A partir de 1789 - Exaustão
GUERRA DOS EMBOABAS
(1707 – 1709)
Por volta do final do século XVII, os paulistas que residiam na capitania de São Vicente encontraram ouro no sertão. Este fato fez com que muitos garimpeiros e portugueses fossem para aquela região.
Observação
Pelo fato de terem sido os primeiros a descobrir, os paulistas queriam ter mais direitos e benefícios sobre o ouro que haviam encontrado, uma vez que este, estava nas terras em que viviam.
O ESTOPIM DA GUERRA