beanplot
410 palavras
2 páginas
BEANPLOTA estatística descritiva é uma poderosa ferramenta para se analisar conjuntos de dados, entretanto é muito pouco utilizada. Uma análise descritiva bem conduzida pode evitar vários problemas que podem ocorrer em análises mais complexas, além de fornecer um retrato da amostra em estudo. Na estatística descritiva existem os métodos gráficos, que se bem empregados, são bem mais informativos que tabelas. Dentre os tipos de gráficos mais conhecidos existem o boxplot, histograma, gráfico de dispersão, ou de barras. O objetivo desse trabalho é descrever um novo tipo de gráfico chamado beanplot que pode ser feito no aplicativo R. Nesse gráfico podemos representar várias informações sobre variáveis quantitativas, tais como: média, mediana, distribuição dos dados, etc. Além disso, através desse gráfico podemos comparar distribuições de diversas variáveis ou da mesma variável em diferentes grupos.
O nome beanplot vem de “vagem”. A curva de densidade estimada pode ser vista como uma vagem de feijão, enquanto o gráfico de dispersão mostra os grãos dentro da vagem. Os grãos representam as medidas individuais, como em um gráfico de dispersão unidimensional. O beanplot, portanto, combina uma curva de densidade com um gráfico de dispersão.
A forma da densidade usada é um polígono dado por uma curva de densidade estimada da Normal e sua versão espelhada. No pacote beanplot, a densidade é estimada através da função density. Os detalhes sobre essa função podem ser obtidos com o comando density. Enquanto o boxplot e suas variações expõem a mediana no gráfico, o beanplot pode exibir a média do conjunto. Essa é uma vantagem do beanplot, porque a média é uma medida mais fácil de interpretar. Quando mais de um grupo de sujeitos ou de variáveis são plotados simultaneamente, pode-se exibir também a média geral do conjunto de dados, outra vantagem sobre o boxplot.
Se as vagens representam um único grupo de sujeitos elas são simétricas, mas se o conjunto de dados que está