Bcaa
Os BCAA (Branched-chain amino acids), que significa Aminoácidos de Cadeia Ramificada, são formados pelos aminoácidos Leucina, Valina e Isoleucina e são considerados aminoácidos essenciais, ou seja, não são produzidos pelo nosso organismo e requerem ser ingeridos na dieta.
2) Onde encontramos naturalmente?
São encontrados em maiores quantidades em alimentos como carnes, ovos, soja, leite e seus derivados.
3) Como descobriram essa substância?
Não encontrei nada sobre
4) Para que serve? Quais os benefícios? O que as pesquisas científicas têm mostrado?
Efeito Anticatabólico: O fígado tem a capacidade de quebrar a maioria dos aminoacidos para obter energia quando é preciso (exercícios intensos ou durante jejum prolongado por exemplo), os BCAA’s são um pouco diferentes disso e não são totalmente quebrados no fígado e podem ser liberados na corrente sanguínea e serem utilizados pelos músculos como substrato energético em algumas situações em que eles são necessários.
Durante o repouso após um exercício físico, os BCAA são importantes por participar da síntese protéica e eles compõe até 1/3 do músculo esquelético. Aumentam hormônios como insulina, testosterona e gH. Em exercícios longos onde o indivíduo depleta seus estoques de glicogênio muscular os BCAA são utilizados como fonte de energia.
Uma teoria do motivo que faz com que o corpo diminua o catabolismo muscular é de que quando há uma quantidade maior que o normal de BCAA livre, o organismo interrompe a quebra de proteína muscular já que em condições normais, quantidades elevadas de BCAA na corrente sanguínea significaria que os músculos estariam sendo catabolizados em excesso. Interrompendo a quebra de massa magra para fonte de energia o organismo acaba utilizando mais energia do tecido adiposo.
Estudos mostram que em exercícios de intensidade moderada (pedalando a 55% do VO2 max) onde a oxidação de BCAA foi 240% maior que em repouso e utilizado 90% das recomendações