bbab
Alfred ChandlerNascido em 1918, foi professor de História da Gestão em Harvard. Chandler foi o primeiro teórico a defender a criação de um plano estratégico antes da elaboração de uma estrutura organizacional, ou seja, a estratégia deve preceder a estrutura.
Em 1952, Chandler se tornou PhD pela Universidade de Harvard. Dez anos mais tarde, publicou seu clássico “Strategy and Structure”, no qual ressaltou que todas as empresas bem-sucedidas deveriam ter uma estrutura que correspondesse à sua estratégia (e não ao contrário, como muitos pensavam até então).Alfred Chandler
Alfred Chandler baseou sua teoria em um amplo estudo feito entre os anos 1850 e 1920 sobre grandes empresas norte-americanas, incluindo Du Pont, General Motors e Sears. Ele afirmava que “não se pode fazer o trabalho de hoje com métodos de ontem e permanecer nos negócios amanhã”.
Teorizou também o conceito de descentralização nas grandes empresas, em voga nos anos 60 e 70, que auxiliou Sloan na reestruturação da General Motors. Defendeu a necessidade de coordenar o planejamento estratégico das sedes com as políticas das unidades de negócio. Bibliografia:
The visible hand. Belknap Press 1980.
Managerial hierarchies. Harvard University Press 1983.
EISENHOWER, Dwight David. GAMALBOS, Louis P. Papers of Dwight David Eisenhower. Johns Hopkins University 1984.
Scale and scope: The dymanics of industrial. Belknap Press 1990.
Strategy and structure. Mit Press 1990.
Nation transformed by information. Oxford Trade 2000.
Inventing the electronic century. Free Press 2001.
MAZLISH, Bruce. Leviathans. Cambridge 2005.
Shaping the industrial century. Harvard University Press 2005.
O século eletrônico. Rio de Janeiro: Campus,