Bayardo Quimica
O Carboidratos são compostos que, em geral, apresentam a formula empírica
(CH2O)n. São poliidroxialdeídos ou poliidroxicetonas, ou substancias que, hidrolisadas, liberam estes compostos. Carboidratos com sabor doce, como sacarose, glicose e frutose, são chamados de açucares.
O tipo mais simples de carboidrato é constituído pelos monossacarídeos, chamados aldoses (apresenta o grupo funcional aldeído) ou cetoses(gr func:cetona).
De acordo com o seu número de átomos de carbono, são designados trioses, tetroses, pentoses, hexoses ou heptoses. Há duas trioses: o gliceraldeído, uma aldotriose, e a diidroxiacetona, uma cetotriose. O gliceraldeído apresenta um carbono (C2) assimétrico, dando origem a dois isômeros D e L. Os monossacarídeos são teoricamente derivados destas duas trioses; os que são biologicamente importantes apresentam, sempre, configuração D, ou seja, tem a hidroxila do carbono assimétrico mais distante do carbono 1 em posição idêntica à do D-gliceraldeído.
Em soluções aquosas, os monossacarídios com mais de quatro átomos de C formam estruturas cíclicas. O anel ~e formado pela reação do grupo carbonila (-C=O) com uma hidroxila ( OH-).
Como a molécula dos monossacarídios apresenta várias hidroxilas, os “dobramentos” da cadeia linear fazem com que a reação de formação do anel se de com a hidroxila que espacialmente esteja mais próxima do grupo carbonila. No caso da molécula de glicose, a ligação é feita com a hidroxila ligada ao carbono 5, ficando o carbono 6 excluído do anel. Na estrutura resultante, a hidroxila ligada ao carbono 1 pode ficar situada abaixo ou acima do plano do anel. As formas correspondentes são designadas alfa e beta, respectivamente.
Da mesma forma que a ligação peptídica não se forma diretamente entre dois aminoácidos, a ligação glicosídica não se forma diretamente entre dois monossacarídios. A equação representada pelo esquema acima apenas resume um processo composto de