Bauhaus
Fundada em 1919, por Walter Gropius, a Bauhaus foi a primeira escola de Design criada, e uma das principais escolas de artes na historia, ela unificou disciplinas como arquitetura, escultura, pintura e desenho industrial. Com um visual completamente novo e “clean” do que era conhecido na época. Sua principal característica era a simplicidade, unida a representação de formas geométricas. Seu objetivo de criação também se encaixa no contexto histórico da época, isso por que ao final da primeira guerra mundial, a Alemanha estava carente de esperanças e profissionais com novas ideias, até o surgimento da Bauhaus, que trouxe inovações e ideias progressistas para renovar e iniciar um movimento que se estendeu por toda Europa.
Seu conceito gira em torno da funcionalidade e estética de pesquisa da arte moderna. A Bauhaus foi responsável pelo reconhecimento dos principais nomes da arquitetura e design do século XX, entre eles: WALTER GROPIUS que a Criou unindo duas escolas, a de Artes Aplicadas e a Academia de Belas-Artes da Saxônia, seu período de direção, foi chamado de “Anárquico Expressionista”, pois suas ideias desafiavam tradições, e quebravam padrões. HANNES MEYER, sucessor de Gropius. Desenvolveu um processo de construção que levava em consideração principalmente as necessidades humanas e físicas, por isso durante sua gestão o conforto e a funcionalidade passou a ser levado muito a serio. MIES VAN DER ROHE, foi o terceiro diretor da escola, e um dos principais nomes da arquitetura mundial, se dizia fã de arquitetura clássica, porém, se converteu a toda a simplicidade e objetividade da Bauhaus, e ficou muito conhecido por abusar de aço estrutural e vidro , em suas construções . Muitos alunos, também atingiram um estagio de reconhecimento, entre esses, Gunta Stölzl, que começou estudando tecelagem na Bauhaus e se tornou professora.
Em 1933, o Nazismo se estendia pela Alemanha, e a ideia de uma escola democrática, que atendia aluno independente de sua