Bauhaus
Surge na Alemanha no ano de 1919 e dura até 1933.
No século 19, não existia a Alemanha, e sim um conjunto de reinos. Ela só se constitui como nação unificada no ano de 1871, que foi quando os prussianos entraram em contato com a França, dando início à guerra Franco-Prussiana.
Nessa guerra, a Prússia vence de forma avassaladora e leva à unificação da Alemanha, pois os “bávaros” (nascidos no reino da Bavaria) percebem que não tem como continuarem brigando com a Prússia.
A Alemanha surge como uma monarquia. Até existia um parlamento, mas ele era muito frágil. Então, tinha um poder político autocrático, autoritário e centralizado no poder nos prussianos.
No caso da Inglaterra e da França, o capitalismo se concretiza pela chama Via Clássica (quando a burguesia rompe com a nobreza para tomar o poder político).
No caso da Prússia, o capitalismo se concretiza pela chama Via Prussiana.
Na Alemanha, não ocorre uma revolução burguesa. Os burgueses não expulsaram a nobreza do poder, os chamados “Junkers”, pois tiveram temor de contar com os operários para essa expulsão. Eles pensaram: não podemos armar esses trabalhadores, pois eles podem voltar-se contra nós.
No Brasil, não houve revolução burguesa. Aqui sempre o Estado que coordenou o processo de desenvolvimento.
A República na Alemanha surge no final da 1° guerra (1918).
Politicamente, a Alemanha viveu um momento tenso no pós 1° guerra: dívidas de guerra, perda dos territórios “Alsacia-Lorena” e “Vale do Rur”. Passou por um momento mais tenso ainda em 1929, com a Crise do Capitalismo de 29. Porém, culturalmente, a Alemanha viveu seu melhor momento até 1933.
Concepção de arte nazista: clássica, grotesca, opulenta e romântica.
As pinturas dessa época foram chamadas pelos nazistas de “pintura degenerada”. Os nazistas fecharam Bauhaus no ano de 1933, em Berlim, seu último lugar de funcionamento.
Bauhaus = casa em construção.
É criada pelo alemão Walter Gropius.
Princípio fundamental: aprender