Bauhaus
"A arquitetura é a meta de toda a atividade criadora. Completá-la e embelezá-la foi, antigamente, a principal tarefa das artes plásticas... Não há diferença fundamental entre o artesão e o artista... Mas todo artista deve necessariamente possuir competência técnica. Aí reside sua verdadeira fonte de inspiração criadora... Formaremos uma escola sem separação de gêneros que criam barreiras entre o artesão e o artista. Conceberemos uma arquitetura nova, a arquitetura do futuro, em que a pintura, a escultura e a arquitetura formarão um só conjunto."
A Bauhaus foi criada por Walter Gropius , em 1919. Em 1926 se estabelece em Dessau, onde recebe um novo edifício projetado por Gropius, cujo qual foi marco da arquitetura do século XX. No ano de 1928, Gropius deixa a direção sendo substituído pelo arquiteto suíço Hannes Meyer, essa nova direção deu maior enfoque na arquitetura. Em 1930 a escola passa a ser dirigida pelo arquiteto Mies van der Rohe. Em 1932, com a chegada dos nazistas em Dessau a escola muda-se para Berlim, onde continua a funcionar até 1933 quando encerra definitivamente suas atividades por determinação dos nazistas. CARACTERISTICAS A Bauhaus foi a escola mais importante do século XX no âmbito de desenho industrial, arquitetura e artes. A mesma tinha como lema “a construção do futuro”. Os alunos eram encorajados a ter mais liberdade de criação, Fugindo do que era feito antes da criação da escola. Outra meta da escola era formar profissionais que tivessem conhecimento dos processos de trabalho e dos materiais. “O aluno aprendia, fazendo”. Unia arte à tecnologia para atender às demandas da sociedade industrial .
A escola possuía três objetivos, o primeiro era reunir todas as artes, combinando todas as suas habilidade e técnicas. O segundo era dar maior reconhecimento paras as peças artesanais (mobiliários e objetos