Bauhaus
Natália SAUER
Camila CARDOSO
Camila ROSA
Marcelle Saraçol VIEIRA
Mellissa de Lima e SILVA
RESUMO
O objetivo do designer é propor inovações que atendam os desejos e os anseios da sociedade, provocando impacto, podendo ser aceitas ou não. A partir de um projeto de pesquisa, que pode ser baseado em manifestações sociais e culturais, as propostas são criadas e, com a inserção do designer e da sociedade dentro em um mesmo contexto, a aceitação e identificação ocorrem de maneira espontânea e muitas vezes inconsciente.
PALAVRAS-CHAVE: design; inovação; Bauhaus; moda; criação.
INTRODUÇÃO
Este projeto interdisciplinar foi desenvolvido a partir de uma pesquisa, criação e desenvolvimento de uma peça voltada ao público feminino. O tema proposto: “Culturalização da moda – a utilização de costumes de diferentes países para se formar um produto de moda”, fez com que os integrantes da equipe pesquisassem sobre diversas culturas e épocas, sua influência no design – e não somente na moda – e optasse por um país que abrigou a escola de design com maior destaque no século XX. A Alemanha, especificadamente a cidade de Weimar, capital do país em 1919, foi berço da Bauhaus, escola que tinha como objetivo capacitar os alunos a criar produtos artísticos e comerciais ao mesmo tempo. Simultaneamente, a década de 1920 é marcada pela figura feminina independente, que ocupou o lugar do marido enquanto ele estava na guerra, revolucionou a silhueta, e quebrou paradigmas. A combinação da Bauhaus com a mulher da década de 1920, unido às tecnologias atuais compõem este estudo. Diante deste contexto foram desenvolvidas todas as etapas de criação, até a confecção de uma peça, feita pelas integrantes do grupo.
BAUHAUS
Contexto Histórico e Características
Após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), a Alemanha saiu derrotada pelos países aliados – França, Rússia, Grã-Bretanha, Itália, Estados Unidos, entre outros – e, em junho de 1919,