Batolomeu
HITÓRIA DA INTERNET
A Internet é uma rede que interliga milhões de computadores em todo o mendo. Ela surgiu em 1969, nos Estados Unidos, e interligava originalmente laboratórios de pesquisa e tinha a denominação ARPAnet (ARPA: Advanced Research Projects Agency).
Era uma rede do Departamento de Defesa norte-americano. No auge da guerra fria, os cientistas queriam ter uma rede de computadores que continuasse a funcionar, mesmo em caso de um bombardeio.
O nome Internet propriamente dito surgiu bem mais tarde, quando a tecnologia da ARPAnet passou a ser usada para conectar universidades e laboratórios, primeiro nos EUA e depois em outros países.
Hoje a Internet interliga milhares de redes no mundo inteiro. O que essas redes têm em comum é o protocolo TCP/IP (Transmission Control Protocol/Intenet Protocol), que permite que elas se comuniquem entre si. Esse protocolo é a língua comum dos computadores que integram a Internet.
Por cerca de duas décadas a Internet ficou restrita ao ambiente acadêmico e científico. Em 1987, pela primeira vez foi leberado seu uso comercial nos EUA.
Mas foi em 1992 que a rede virou moda. Começaram a aparecer nos Estados Unidos da América vàrias empresas provedoras de acesso à Internet. Milhares de pessoas começaram a colocar informações na Internet, que se tornou uma mania mundial.
A INTERNET NO BRASIL
A Rede Nacional de Pesquisas foi criada em julho de 1990, como um projeto do Ministério da Educação para gerenciar a rede acadêmica brasileira, até então dispersa em iniciativas isoladas, a RNP. Em 1992, foi instalada a primeira espinha dorsal conectada à internet nas primeiras universidades e centros de pesquisa do País, além de algumas organizações não governamentais, como o Ibase.
Em 1995, foi liberado o uso comercial da Internet no Brasil. Os primeiros provedores de acesso comerciais à rede surgiram logo em seguida. O Mistério das Comenicações e o Ministério da Ciência e Tecnologia criaram um Comitê Gestor da Internet,