batismo
A Alegria do Batismo, além de nos fazer todos irmãos, está em poder compartilhar com toda a assembléia que nosso filho professará a fé cristã. Exatamente do mesmo modo que nossos pais fizeram há muitos anos. Ela traz acalento e sossego por saber que Deus estará olhando para nosso filho com olhos de Pai protetor, amigo e acolhedor.
O Batismo é o fundamento de toda a vida cristã e o nascimento para a vida nova em Cristo Jesus. Libertos do pecado e regenerados como filhos de Deus nas águas do Batismo, tornamo-nos membros de Cristo, somos incorporados a Igreja e feitos participantes de sua missão. O Batismo não pode ser compreendido apenas como uma benção concedida ás crianças. Supõe mudança de vida, conversão e adesão a Jesus, uma resposta de fé, que se manifesta em um estilo de vida coerente com os valores do Reino.
Apesar de purificar de todos os pecados, o Batismo não é um ato mágico, que arranca de vez todo o mal que existe em nós e no mundo. É um dom, que precisa ser acolhido, exercitado e vivido todos os dias. A vida do cristão é uma luta permanente contra o mal. O cristão é alimentado pela Igreja, com a Palavra de Deus e a Eucaristia que o fazem crescer na fé, chegando a uma forma de vida semelhante à de Jesus.
Pelo batismo, o católico participa da missão sarcedotal, profética e real do Cristo.
Enquanto sacerdote, é chamado a santificar a própria vida, dialogando com Deus em favor da humanidade e consagrando o dia-a-dia da vida no serviço a Deus e na transformação do mundo. Enquanto profeta, é chamado a ouvir a Deus, acolhendo e vivendo sua santa Palavra, anunciando o Evangelho aos irmãos e denunciando tudo o que se opõe ao Reino de Deus. Enquanto rei ou pastor, é chamado a agir no mundo, a exemplo de Jesus, bom pastor, servindo os irmão na caridade.
Desde os tempos apostólicos, a Igreja Católica batiza crianças e confia a educação cristã dos filhos aos pais à comunidade. Pelo matrimônio, os pais católicos assumem o