Batimentos Sonoros (Relatório)
Autores:
Alessandra de Jesus Santos Freitas – 1220298 Everton Luis Silva dos Santos – 1220334 Giovanne Andrade da Silva – 1210166 Jorge Carvalho Couto – 1210662 Tharsila de Paula Borges Alves - 1220521
I – Introdução. Neste relatório será abordada a experiência sobre batimentos sonoros. O fenômeno conhecido por batimento é o resultado da superposição de duas ondas que se propagam numa mesma direção com frequências ligeiramente diferentes. Por exemplo, duas ondas sonoras que se propagam na mesma direção com frequências próximas chegam a um observador, num determinado ponto do espaço, ao mesmo tempo.
II – Objetivo. A experiência visa determinar experimentalmente o fenômeno físico: batimento sonoro. Determinando o período de batimento com cronômetro e determinar a frequência do batimento e o período.
III – Material Utilizado.
01 (um) oscilador de áudio Landmeier.
02 (duas) mesas com alto-falantes para montagem horizontais e verticais.
01 (um) cronometro (relógio de pulso, celular).
IV – Fundamentação Teórica.
Na situação apresentada na figura 1, o oscilador de áudio Landmeier, possui dos alto-falantes cujas frequências de vibração serão controladas. O som produzido pelo primeiro possuirá uma frequência F que será considerada fixa enquanto que o som produzido pelo segundo (alto-falante) possuirá uma frequência próxima de F. No momento em que os dois alto-falantes forem simultaneamente ativados, as ondas sonoras de um irão interferir com as ondas produzidas pelo outro.
O resultado desta superposição de ondas (figura 2) se repetirá periodicamente com reforços e, um pouco depois, uma diminuição em sua intensidade.
O ouvido perceberá um som que variará periodicamente em intensidade, ou seja, um som oscilante sucessivamente forte e fraco. Este fenômeno é denominado de batimento sonoro.
V – Andamento das Atividades.
1- Ligar a chave central. Selecionar a faixa de frequência F2 nos