baterias para tablet
Nestes testes, visamos medir a taxa de consumo de bateria do tablet de modelo
Samsung Galaxy Tab 2, de forma a estimar o período de recarga a ser desempenhado em loja.
2 Metodologia de Teste
O tablet foi submetido a um ciclo contínuo de exibição de vídeos (cedidos pelo
Marketing da Dufry) e WiFi ativado. Visando medir o efeito da atividade de rede no tablet, executamos dois testes: um em que o WiFi não é utilizado e outro em que geramos alguma atividade de rede. Fizemos testes em que o brilho da tela estava configurado como automático e também em nível máximo.
A atividade de rede foi gerada através da emissão de pacotes ICMP Echo, em intervalos regulares de 100ms e com um payload de 128 bytes (totalizando 156 bytes incluindo o header do pacote). Os pacotes foram gerados em modo flood (não era necessário aguardar resposta para a emissão de um novo pacote).
3 Resultados
3.1 Medições
Os resultados dos testes são sumarizados na tabela 1, em que colocamos os gráficos de descarga das baterias, e os seguintes parâmetros:
Tempo de depleção: tempo para que a bateria alcance 5% de carga restante, momento no qual o dispositivo automaticamente entra em modo de conservação de bateria. A estimativa foi obtida através da regressão linear da curva de recarga.
Taxa de descarga: o consumo de bateria em função do tempo, considerando um comportamento linear (taxa de consumo constante).
Nível de bateria no limiar de recarga: o alarme de recarga deve ser emitido para a operação com antecedência, permitindo que haja tempo hábil para que o tablet seja localizado e a bateria trocada, sem que haja risco de a bateria acabar. Considerando uma operação com 250 carrinhos, estimamos este tempo em 2 horas. Este parâmetro nos dá o nível de bateria em que o alarme de recarga deve ser emitido.
Taxa de descarga Nível no limiar de recarga Brilho em automático 100
90
80
70
60
50
40
30
20
10
0
Tempo de depleção
Sem
atividade