Baterias de moedas
OBJETIVOS Este experimento foi produzido como pré-requisito parcial à obtenção de nota referente ao 1° bimestre com os objetivos de observarmos como pode ser feita uma bateria com objetos do nosso dia a dia e a voltagem que ela produz, entendermos melhor o conteúdo e visualizá-lo na prática.
ASPECTOS TEÓRICOS Eletroquímica é a parte da química que estuda a transformação de energia química em energia elétrica e vice-versa. A transformação é através das reações químicas entre os elementos presentes na reação, onde um perde elétrons e o outro, ganha. Todos os processos envolvem reações de oxirredução. Temos então:
• Pilhas, baterias e acumuladores são dispositivos que produzem corrente elétrica por intermédio de uma reação espontânea de oxirredução.
• Eletrólise é o processo de obtenção de uma reação de oxirredução por meio de uma corrente elétrica. Existe vários tipo de pilhas e baterias, mas por motivos didáticos adota-se normalmente, a pilha de Daniell. Toda pilha é um dispositivo em que ocorre uma reação espontânea de oxirredução que gera corrente elétrica, que, por sua vez, é aproveitada para fazer algum equipamento funcionar.
Esses dispositivos receberam esse nome porque a primeira pilha a ser criada foi inventada por Alessandro Volta, no ano de 1800, e era formada por discos de zinco e cobre separados por um algodão embebido em salmoura. Tal conjunto era colocado de forma intercalada, um em cima do outro, empilhando os discos e formando uma grande coluna. Como era uma pilha de discos, começou a ser chamada por esse nome.
MATERIAIS E REAGENTES UTILIZADOS
10 moedas de cobre (moedas de cinco centavos)
Papel alumínio
Papel toalha
2 pedaços de fio de cobre
Vinagre (100 mL)
Sal
Fita-crepe
Voltímetro
Tesoura
Pinça
Béquer de 200