baterias automotivas
A bateria fornece a energia inicial para o funcionamento do veículo (da partida até o motor atingir rotação ideal para o alternador) e após este estágio ela passa a ser recarregada pelo componente acima citado. Ele supri toda a demanda energética do carro e com o seu excedente ainda recarrega a bateria do automóvel. A energia gerada pelo alternador é tão maior quão maior seja a rotação do motor, logo, quando o veículo se encontra em marcha lenta (situação de um congestionamento, por exemplo e infelizmente a cada dia mais comum) este componente pode necessitar de auxílio para suportar todos os mimos eletrônicos embarcados que existem atualmente. Ai entram em ação, mais uma vez, as baterias.
Componentes
A. Grelha A grelha é uma alma metálica retangular, usada para suportar os materiais ativos da bateria e a conexão que permite a passagem da corrente para o circuito externo ( o chumbo esponjoso e o peróxido de chumbo não têm resistência mecânica ). Existem duas famílias de grelhas, dependendo do material usado para sua fabricação : grelha chumbo/antimônio : usada nas baterias automotivas, provoca um consumo de água significativo, - grelha chumbo/cálcio : mais moderna. A grande vantagem da grelha chumbo/cálcio é a redução drástica do consumo de água, permitindo assim a construção de baterias seladas ( que não requerem água ).
B. Placas Uma grelha empastada com o material ativo torna-se uma “placa”. A ligação íntima da grelha e do material ativo é uma operação bastante difícil mas extremamente importante, já que a vida da bateria depende muito da sua qualidade.
C. Elementos
O elemento é a unidade de base da bateria. Vários elementos, sempre em número par, constituem uma bateria. Uma bateria 12V é composta por 6 elementos ligados em série, uma bateria 24V de 12 elementos ligados em série.
Um elemento é constituído pelo mesmo número de placas negativas e positivas alternadas. Para evitar que as placas de polaridade