bateria notebooks
Testes indicam se a bateria de seu laptop deveria estar com um ciclo mais longo. Veja como resolver problemas comuns.
Antes de se revoltar com o tempo que a bateria de seu notebook aguenta, é preciso certificar-se de que essa duração está realmente aquém do previsto. Afinal, a sua insatisfação deve ter como parâmetro aquilo que o fabricante prometeu. Atualmente, existem baterias que possuem desde três células (que duram pouco mais de 1 hora) até oito células (que podem durar cerca de 4 horas).
Para saber se há problemas com a autonomia de que você dispõe, o professor de engenharia da FEI Ricardo Hauch recomenda dois tipos de testes com a bateria do seu notebook.
Duas análise possíveis
A primeira maneira de verificar a autonomia da bateria é conferir quanto tempo ela conseque deixar o equipamento funcionando. Com a bateria carregada ao máximo, ligue o laptop e deixe-o em repouso - com a tela acesa e sem rodar aplicativos sobre o sistema operacional. Assegure-se de que o equipamento não está programado para entrar em hibernação passado algum tempo de inatividade.
Marque no relógio quanto tempo a carga da bateria demora para acabar, isto é, espere até que a máquina desligue sozinha.
Só após obter esse número, compare-o com a duração da bateria indicada no manual – pois essa especificação, em geral, corresponde ao notebook em repouso (por mais estranho que isso possa parecer), e não reproduzindo vídeos e executando inúmeros aplicativos, por exemplo.
Em todo caso, verifique se há observações no manual sobre as condições de uso da máquina em que a previsão de duração da bateria deve ser cumprida.
Uma segunda alternativa é um procedimento que exige disciplina e uma boa percepção por parte do usuário. Crie uma planilha no Excel e vá anotando a duração de todos os ciclos de sua bateria.
Após alguns meses faça uma análise ponderada dos números, levando em conta o tipo de uso que fez da máquina nas