bastão tonfa
Vanessa Martins de Sousa / RA 2011035486
Wallison Bernardo da Silva / RA 2012086254
BASTÃO TONFA
Guarulhos
5º semestre/2014
UNIVERSIDADE GUARULHOS
BASTÃO TONFA
Trabalho apresentado no curso de graduação da Universidade Guarulhos no curso de Educação Física (Licenciatura) sob a orientação do Profº Tadeu Correa.
Guarulhos
5º semestre/2014
BASTÃO TONFA
A tonfa ( Okinawa :トンtonfaaファー, chinês : 拐; pinyin : guǎi), também conhecida como Tong fa ou tuifa, é uma arma de Okinawa . Era tradicionalmente feito de carvalho vermelho e exercido em pares]. Uma arma similar, chamado sawk dom mae é usado em krabong Krabi.
A tonfa é uma das muitas armas usadas no Kobujutsu, disciplina especializada no conhecimento, manejo e utilização de diversas armas. É interessante ressaltar que a técnica foi originalmente desenvolvida em Okinawa. Durante séculos foi proibido o uso de espadas, facas, lanças ou outras armas militares tradicionais. A população ficava indefesa frente a bandidos e os soldados opressores. A necessidade de autopreservação obrigou as camadas mais populares a desenvolver um sistema de defesa que utilizasse ferramentas agrícolas ou de pesca, como por exemplo: nunchaku (duplo bastão articulado), a kama (foice), bo (bastão longo), eiku (remo) e a tonfa (bastão com empunhadura). A Tonfa é um instrumento de origem agraria utilizada na época para retirar a casca do arroz e moer grãos através de pancadas. Passou a ser utilizado como arma no século XV na ocasião em que o Imperador Japonês proibiu a população de portar armas, sendo primeiramente utilizada pelos moradores da Ilha de Okinawa.
Após o final da 2ª guerra mundial, muitos mestres de artes marciais migraram para os EUA, onde passaram a divulgar suas milenares e diferenciadas técnicas orientais. Contudo, passaram-se