Basta de folia com o dinheiro público
Desta forma, os direitos sociais são fundamentais para que os indivíduos possam ter condições mínimas para uma existência digna e para que tenham condições de trabalho e emprego ideais. No entanto, a concretização dos direitos sociais, em sua grande maioria, depende da atuação do Estado, que por sua vez, não é compatível com uma Administração Publica negligente e corrupta.
Administração Pública tem como principal objetivo o interesse público, seguindo os princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Assim, é fundamental que todo agente público atue seguindo os princípios que regem a Administração Pública que, por sua vez, estão cristalizadosno Artigo 37 da Constituição Federal.
A sociedade civil organizada assiste cotidianamente através dos noticiários inúmeras denúncias de corrupção envolvendo agentes públicos e políticos de diversos escalões, que utilizam a máquina pública a seu favor, negligenciando a população, que fica privada de seus direitos essenciais. A corrupção é um crime contra a sociedade e que aumenta ainda mais o abismo social existente entre ricos e pobres.
A população não acredita mais em uma conduta proba por parte da Administração Pública, existe um desencanto generalizado e até mesmo uma passividade diante do cenário desolador, ocorre uma total inversão de valores e o famoso jeitinho brasileiro parece estar arraigado.
A Operação Navalha, deflagrada pela Polícia Federal em 2007, descrita na reportagem “Basta de folia com dinheiro público” é um exemplo de descaso com a coisa pública, haja vista que os envolvidos agiram visando interesses