Bassart

745 palavras 3 páginas
REFINARIAS DO SULDESTE

Refinaria Gabriel Passos (REGAP)

A refinaria foi inaugurada em 30 de março de 1968. A região na época era considerada zona rural. Hoje, tudo faz parte da área metropolitana de Belo Horizonte. Ao redor da refinaria nasceram bairros como Petrolina, Petrovale, Cascata e Ouro Negro.
Em 1982, grandes obras de ampliação aumentaram em mais de 100% a capacidade de processamento da unidade. Em 1994, a Regap foi a segunda refinaria da Petrobras a ter instalada uma unidade de coque.
A refinaria tem o nome do engenheiro Gabriel Resende Passos que, ao ocupar o cargo de Ministro das Minas e Energia, lutou pela instalação da unidade em Minas Gerais. As obras começaram em 1962 - pouco antes da morte dele.
Principais Produtos: Gasolina, óleo diesel, querosene de aviação GLP, aguarrás, asfaltos, coque e enxofre.

Capacidade instalada: 151 mbbl/d

Área: 12,5 Km²

Refinaria Henrique Lage (REVAP)

Uma obra planejada no final da década de 70 para viabilizar as metas do II Plano Nacional de Desenvolvimento. A Henrique Lage foi a quarta refinaria a entrar em funcionamento em São Paulo, em 1980.
O nome da refinaria é uma homenagem ao engenheiro naval Henrique Lage, um grande incentivador de importantes setores da indústria nacional, como a mineração.
Lage foi pioneiro na extração salineira no nordeste do Brasil e, na década de 20, mandou sondar a existência de petróleo em Campos (RJ).

Principais produtos: Gasolina, óleo diesel, querosene de aviação, GLP, asfalto e enxofre.

Capacidade instalada: 252 mbbl/d

Área: 10,3 Km²

Refinarias de Paulinía(REPLAN)

Uma refinaria construída em mil dias e que começou a processar petróleo três meses antes do previsto. Um case que até hoje serve de referência para a indústria do petróleo.
A refinaria começou a operar em fevereiro de 1972 com o nome de Refinaria do Planalto. Contudo, teve seu nome alterado para Refinaria de Paulínia na data de sua inauguração, em 12 de maio do mesmo ano.
Com

Relacionados