Basquetebol
Para Weineck, técnicas desportivas são os procedimentos envolvidos na prática que permitem a execução de uma tarefa da forma mais objetiva e econômica possível. Técnica seria a interpretação no tempo-espaço-situação do meio instrumental operativo necessá¬rio para a solução da tarefa/problema nas modalidades esportivas, segundo José Eduardo Costa de Oliveira.
Utilizando-se da definição de Ferreira e De Rose, táticas são o complexo conjunto de processos psíquicos, cognitivos, motores e neurais que conduz às tomadas de decisão adequadas para a resolução da situação¬-problema do jogo, permitindo um comportamento adequado às situações do jogo ou atividade
2) Qual é a sua visão sobre os princípios técnicos e táticos no Basquetebol?
Retomando o conceito de técnicas desportivas proposto por Weineck, conclui-se que seu refinamento é primordial para o desenvolvimento e melhoria do praticante dentro da modalidade. O aprimoramento técnico traz ao praticante a evolução dos seus fundamentos, condição necessária para que ele se torne um atleta de alto nível, ou até mesmo, que ele só queira desfrutar da melhor maneira possível a prática recreativa do Basquetebol.
Em relação aos princípios táticos, observa-se a sua preponderância na parte coletiva do jogo, pois enquanto as técnicas podem ser aprimoradas individualmente, a tática deve ser sempre pensada levando em conta uma situação fática da partida, analisando tanto a interação com o time adversário quanto do próprio praticante com seu time. A análise das situações-problema é o que permite a resposta mais adequada dos praticantes em quadra.
3) Qual devemos ensinar primeiro: técnicas ou táticas? Apresente suas justificativas.
Essa divisão dicotômica só pode ser utilizada de uma maneira didática para apresentar aos praticantes as facetas do Basquetebol. As técnicas e as táticas devem ser ensinadas concomitantemente, pois o esporte se apresenta como um só, e qualquer forma de