Basquetebol
Ano lectivo 2011/2012
Professor:
Disciplina: Educação Física
Aluna:
Índice
Introdução página 3
A história do Basquetebol página 4
O basquetebol página 6
Acções Técnico-Tácticas página 10
Material e Pontuação página 19
Conclusão página 20
Bibliografia página 21
Introdução
Após uma lesão no joelho, que me impossibilitou de realizar qualquer prática de actividade física, não podendo assim ser avaliada como os meus colegas, o professor propôs-me uma outra forma de eu poder ser avaliada – realizar trabalhos escritos sobre as matérias leccionadas.
Podendo escolher qualquer uma das matérias dadas durante o primeiro período, a minha decisão foi o Basquetebol.
O trabalho fala um pouco da história do Basquetebol, algumas regras, sobre as acções técnico-tácticas, tentando sempre relacionar tudo com as matérias dadas nas aulas.
O trabalho é realizado no âmbito da disciplina de educação física do 12º ano, turma B, escola Secundária Mouzinho da Silveira, leccionada pelo professos António Costa.
A história do Basquetebol
James Naismith, o inventor do Basquetebol A descoberta do Basquetebol, enquanto modalidade, teve lugar em Massachussets, no ano de 1881. O seu inventor foi James Naismith, professor de anatomia da Shool for Chistian Workers, que cedeu a um pedido do Departamento de Educação Física da mesma escola, no sentido de inventar um jogo que ocupasse os alunos durante os meses de inverno. O jogo devia ser colectivo e não violento, para substituir as tradicionais aulas de Ginástica no pavilhão, das quais os alunos já começavam a aborrecer-se. Este professor começou por alterar as regras do Futebol Americano, tornando-o menos violento, mas Naismith chegou á conclusão que aquelas não tinha sido uma ideia brilhante. Mais tarde, tentou com o Futebol, situação que veio originar alguns vidros partidos e umas quantas horas passadas no posto médico, não fosse aquele um jogo para