Basquetebol manejo de corpo e de bola
Cada modalidade esportiva necessita de movimentos específicos para um melhor desempenho e no basquetebol não é diferente. É extremamente importante que o aluno/ jogador tenha controle do seu próprio corpo antes de ter contato com a bola. Esse controle é a capacidade de realizar movimentos específicos do basquetebol que serão exigidos pela própria dinâmica do jogo. Alguns exemplos são corridas para frente, para trás e lateralmente, corridas com mudanças de direção, fintas, giros, paradas bruscas, saídas rápidas e saltos (com impulsão em ambas e em uma das pernas). Alguns dos movimentos são executados de forma natural e não necessitam de técnica específica para a sua realização.
Seguem alguns exercícios para essa realização:
1 – Posição Inicial (Pi) – Alunos dispostos livremente pela quadra Execução (Exec) – Correndo à vontade pela quadra, procurando desviar um do outro. Ao sinal do professor os alunos deverão tocar, com as mãos, o máximo de linhas possíveis dentro da quadra de basquetebol. A um novo sinal voltarão a correr normalmente.
2 – Pi –Livres pela quadra Exec – Idem anterior. Ao sinal os alunos deverão tocar, com as mãos os joelhos dos companheiros.
3 – Pi – Livres pela quadra Exec – Idem anterior. Ao sinal os alunos deverão parar bruscamente e se manter em equilíbrio até um novo sinal.
4 – Pi – Uma única coluna Exec – Correr sobre as linhas da quadra de basquetebol.
5 – Pi – Uma única coluna Exec – Correr sobre as linhas laterais e de fundo. Ao sinal, correr de costas ou lateralmente.
6 – Pi – Uma única coluna Exec – Correr e ao sinal, elevar uma das pernas e bater uma palma sob a perna elevada. Variar com a execução de um salto.
7 – Pi – Uma única coluna Exec – Correndo sobre as linhas limítrofes da quadra de basquetebol. Ao sinal, o último da coluna corre a toda velocidade até chegar à frente do primeiro e assim sucessivamente, até que o primeiro volte a sua