Basquete de rua
BASQUETE DE RUA
Nome: Amanda Oliveira
Turma: 2 etapa 3
A HISTÓRIA DO BASQUETE DE RUA
Introdução
O tema Basquete de Rua ou Streetball começa a despertar no Brasil um interesse especial, tendo em vista a sua magia internacionalmente reconhecida. Sem querer ser a dona da verdade, a Liga Urbana de Basquete apresenta a história do Streetball com base em suas pesquisas e experiências nos âmbitos nacional e internacional.
Várias pesquisas foram feitas e algumas delas estaremos reproduzindo na íntegra informando suas fontes, preservando o direito autoral das obras no espaço web.
A base da informação será o streetball, mas antes vamos conhecer o basquetebol em sua origem e evolução nacional e internacional.
Esperamos que com esta publicação possamos ilustrar um universo, desconhecido de muitos. Boa viagem!!!
A história do basquetebol
Criado por James Naismith em dezembro de 1891, o basquete surgiu como solução alternativa para prática esportiva a ser orientada aos alunos da International Young Men‟s
Christian Association Training School, em razão do rigoroso inverno de Springfield. A meta era estudar a invenção de um esporte coletivo que pudesse ser praticado em recinto fechado, não fosse violento, comportasse um grande número de participantes, despertasse interesse e tivesse cunho científico.
Entre essas características, a mais importante era encontrar uma atividade menos ríspida que o futebol americano, tão popular na época. Baseado numa brincadeira infantil americana chamada “Duck on the Rock”, o basquete foi praticado inicialmente dentro de um ginásio, com uma bola de lacrosse e dois cestos de colheita de pêssegos dependurados em paredes opostas, onde estavam o objetivo dos 18 jogadores que formavam cada equipe.
Já no dia da primeira partida, o próprio Naismith teve dificuldades de retirar as pessoas do ginásio, tamanho foi o interesse despertado pelo novo esporte. Bem